Taxonomia


Hoje vamos ter mais uma aula: CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA: TAXONOMIA DOS “BOTÕES”

O OBJETIVOS DESSA AULA SERÁ:

Compreender o Sistema de Classificação proposto por Lineu;
Diferenciar as categorias taxonômicas de maior e menor abrangência;
Propor formas de se classificar os seres vivos através de modelos práticos;
Analisar aspectos anatômicos na classificação dos seres vivos.

Material:
.           Botões variados (material, tamanho, cor e quantidade de buracos);

Observação: Os botões podem ser feitos de cartolina cobertos com papel colorido e texturizados com algodão e plástico.

Método:
a) Cada grupo (5 alunos) receberá certo número de botões variados.
b) O grupo escolherá a melhor maneira de separar os botões, analisando todas as características possíveis. Nessa atividade os próprios alunos criam os critérios de classificação. Os alunos podem usar características como cor, forma, textura, tamanho, espessura e número de buracos.
c) Anotar os critérios escolhidos para a classificação dos botões.
d) De posse dos exemplares, cada grupo deverá classifica-los de três formas diferentes, utilizando algum critério criado pelo grupo.
e) explicar por que dos botões terem sido classificados de formas diferentes, ou qual a classificação era a esperada.

Sistema de classificação com critérios pré-estabelecidos
Nessa atividade os alunos, também em grupos, constroem uma chave de classificação para os botões utilizando os níveis de classificação do sistema de Lineu, ou seja, que contenha reino, filo, classe, espécie.
Para isso, poderão usar características como cor, forma, textura, tamanho, espessura e número de buracos. Os botões que os alunos receberão têm espécies representadas.
Por exemplo:
Botão médio, azul com 4 buracos – Apis mellifera – Abelha.
Botão grande, azul com 4 buracos – Atta silvai – Formiga Saúva.
Botão pequeno, azul com 2 buracos – Vitalius roseus – Aranha Caranguejeira.
Botão pequeno, rosa com dois buracos – Dicksonia sellowiana – Samambaiaçu.
Botão pequeno, branco com dois buracos – Araucaria angustifólia – Pinheiro-do-Paraná.
Botão grande branco com dois buracos – Myrciaria trunciflora – Jabuticabeira.

5 – Resultados:

a) Quais foram os critérios escolhidos pelo grupo para classificar os botões variados?
b) Que critérios foram utilizados para separar os diferentes exemplares de seres vivos?

6 – Discussão:

1. Qual a importância biológica da classificação dos seres vivos?
2. Qual a categoria taxonômica mais abrangente de acordo com Lineu?
3. Como a classificação dos seres vivos colabora com os estudos de evolução das espécies?


Acesso: Ponto Biologia – Sistema de Classificação: < https://pontobiologia.com.br/sistema-classificacao-atividade-pratica/>
Acesso: Faculdade Cidade de João Pinheiro – Sistema de Classificação:


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