Taxonomia
Hoje vamos ter mais uma aula: A CLASSIFICAÇÃO
BIOLÓGICA: TAXONOMIA DOS “BOTÕES”
O OBJETIVOS DESSA AULA SERÁ:
Compreender
o Sistema de Classificação proposto por Lineu;
Diferenciar
as categorias taxonômicas de maior e menor abrangência;
Propor
formas de se classificar os seres vivos através de modelos práticos;
Analisar
aspectos anatômicos na classificação dos seres vivos.
Material:
.
Botões
variados (material, tamanho, cor e quantidade de buracos);
Observação: Os botões podem ser feitos de
cartolina cobertos com papel colorido e texturizados com algodão e plástico.
Método:
a) Cada grupo (5
alunos) receberá certo número de botões variados.
b) O grupo escolherá a melhor maneira de
separar os botões, analisando todas as características possíveis. Nessa atividade
os próprios alunos criam os critérios de classificação. Os alunos podem usar
características como cor, forma, textura, tamanho, espessura e número de
buracos.
c) Anotar os critérios
escolhidos para a classificação dos botões.
d) De posse dos exemplares, cada
grupo deverá classifica-los de três formas diferentes, utilizando algum
critério criado pelo grupo.
e) explicar
por que dos botões terem sido classificados de formas diferentes, ou qual a
classificação era a esperada.
Sistema de classificação com
critérios pré-estabelecidos
Nessa
atividade os alunos, também em grupos, constroem uma chave de classificação
para os botões utilizando os níveis de classificação do sistema de Lineu, ou
seja, que contenha reino, filo, classe, espécie.
Para
isso, poderão usar características como cor, forma, textura, tamanho, espessura
e número de buracos. Os botões que os alunos receberão têm espécies
representadas.
Por exemplo:
Botão médio, azul com 4 buracos – Apis
mellifera – Abelha.
Botão grande, azul com 4 buracos – Atta
silvai – Formiga Saúva.
Botão pequeno, azul com 2 buracos – Vitalius
roseus – Aranha Caranguejeira.
Botão pequeno, rosa com dois buracos – Dicksonia
sellowiana – Samambaiaçu.
Botão pequeno, branco com dois buracos – Araucaria
angustifólia – Pinheiro-do-Paraná.
Botão grande branco com dois buracos – Myrciaria
trunciflora – Jabuticabeira.
5 – Resultados:
a) Quais foram os critérios
escolhidos pelo grupo para classificar os botões variados?
b) Que critérios foram utilizados
para separar os diferentes exemplares de seres vivos?
6 – Discussão:
1. Qual a importância biológica da
classificação dos seres vivos?
2. Qual a categoria taxonômica mais
abrangente de acordo com Lineu?
3. Como a classificação dos seres
vivos colabora com os estudos de evolução das espécies?
Acesso: Ponto Biologia – Sistema de Classificação: < https://pontobiologia.com.br/sistema-classificacao-atividade-pratica/>
Acesso:
Faculdade Cidade de João Pinheiro – Sistema de Classificação:
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