FERMENTAÇÃO BIOLÓGICA


  Hoje será sobre :   FERMENTAÇÃO BIOLÓGICA

Para o professor:
A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Biologia ou Ciências, ou na sala de aula. 
1) Organize os seguintes materiais: balões, fermento biológico, açúcar, farinha de trigo, garrafa pequena (500 ml) de água ou refrigerante, colheres de chá, etiquetas pequenas numeradas, água morna e barbante ou fita.
2) Numere cada tubo de ensaio com as etiquetas pequenas (1, 2, 3 e 4).
3) Prepare o material impresso (roteiro) para ser entregue para cada aluno no dia da atividade e estimule-os a realizarem os experimentos e discutirem em grupo.
4) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.
5) Organize a sala de aula ou laboratório de modo que todos os grupos possam fazer experimento prático.
7) Após a realização da atividade, discuta como os alunos os resultados observados.
- Explique que o processo de fermentação biológica é uma reação química na qual são utilizados organismos vivos, as leveduras. Discuta também a importância desse processo para a fabricação de pães leves e macios, diferentemente dos pães fabricados no passado.

Objetivo: Observar a evidência da atuação de leveduras sobre uma mistura de água com açúcar.

Material: Balões, fermento biológico, açúcar, colher de chá , tubos de ensaio, colher de chá, água morna, linha.

Procedimentos
a) Grupos de até 5 pessoas
b) Monte os seguintes sistemas, de acordo com as etiquetas:
Sistema 1 – 5 mL de água morna e 1 colher chá de fermento.
Sistema 2 – 5 mL de água morna e 1 colher chá de açúcar.
Sistema 3 – 5 mL de água morna, 1 colher chá de fermento e 1 colher chá de açúcar.
Sistema 4 – 5 mL de água morna, 1 colher chá de fermento e 1 colher chá de farinha de trigo.
c) Com um pedaço de linha amarre um balão em cada um dos tubos e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.



Levantando Hipóteses
O que você espera que vai acontecer nos 4 sistemas?
O fermento sempre faz parte das receitas de pães. Qual será a importância de incluir esse ingrediente? O fermento atua sobre que ingredientes do pão? Como se dá essa ação?

Interpretando os Resultados
a) Em qual(is) sistema(s) ocorre(ram) transformações nos materiais? 
b) Explique o que aconteceu.

Atividade 2: Pesquisa

Para o professor:
1) Utilize o laboratório de informática da escola, ou solicite aos alunos que façam a pesquisa em bibliotecas, sites, livros.
2) Solicite-os que façam uma pesquisa sobre a diferença entre o processo de fermentação biológica e química.
3) Informe-os que a pesquisa deverá ser feita no caderno.
4) Agende com os alunos uma data para uma discussão baseada nas pesquisas realizadas por eles.

Até a próxima !

Fonte: Portal do Professor – Fermentação: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51378>


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