FERMENTAÇÃO BIOLÓGICA
Hoje será sobre : FERMENTAÇÃO BIOLÓGICA
Para
o professor:
A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Biologia ou Ciências, ou na
sala de aula.
1)
Organize os seguintes materiais: balões, fermento biológico, açúcar, farinha de
trigo, garrafa pequena (500 ml) de água ou refrigerante, colheres de chá,
etiquetas pequenas numeradas, água morna e barbante ou fita.
2)
Numere cada tubo de ensaio com as etiquetas pequenas (1, 2, 3 e 4).
3)
Prepare o material impresso (roteiro) para ser entregue para cada aluno no dia
da atividade e estimule-os a realizarem os experimentos e discutirem em grupo.
4)
Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.
5)
Organize a sala de aula ou laboratório de modo que todos os grupos possam
fazer experimento prático.
7)
Após a realização da atividade, discuta como os alunos os resultados
observados.
-
Explique que o processo de fermentação biológica é uma reação química na qual
são utilizados organismos vivos, as leveduras. Discuta também a importância
desse processo para a fabricação de pães leves e macios, diferentemente dos
pães fabricados no passado.
Objetivo: Observar a evidência
da atuação de leveduras sobre uma mistura de água com açúcar.
Material: Balões,
fermento biológico, açúcar, colher de chá , tubos de ensaio, colher de chá,
água morna, linha.
Procedimentos
a) Grupos de até 5
pessoas
b) Monte os
seguintes sistemas, de acordo com as etiquetas:
Sistema 1 – 5 mL de
água morna e 1 colher chá de fermento.
Sistema 2 – 5 mL de
água morna e 1 colher chá de açúcar.
Sistema 3 – 5 mL de
água morna, 1 colher chá de fermento e 1 colher chá de açúcar.
Sistema 4 – 5 mL de
água morna, 1 colher chá de fermento e 1 colher chá de farinha de trigo.
c) Com um pedaço de
linha amarre um balão em cada um dos tubos e deixe descansar por
aproximadamente 20 minutos.
Levantando
Hipóteses
O
que você espera que vai acontecer nos 4 sistemas?
O
fermento sempre faz parte das receitas de pães. Qual será a importância de
incluir esse ingrediente? O fermento atua sobre que ingredientes do pão? Como
se dá essa ação?
Interpretando
os Resultados
a)
Em qual(is) sistema(s) ocorre(ram) transformações nos materiais?
b)
Explique o que aconteceu.
Atividade
2: Pesquisa
Para
o professor:
1)
Utilize o laboratório de informática da escola, ou solicite aos alunos que
façam a pesquisa em bibliotecas, sites, livros.
2)
Solicite-os que façam uma pesquisa sobre a diferença entre o processo de
fermentação biológica e química.
3)
Informe-os que a pesquisa deverá ser feita no caderno.
4)
Agende com os alunos uma data para uma discussão baseada nas pesquisas
realizadas por eles.
Até a próxima !
Fonte:
Portal do Professor – Fermentação: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51378>
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