Densidade dos líquidos


 Densidade dos líquidos

No nosso cotidiano são inúmeros os acontecimentos que desconhecemos suas causas, são situações simples, que passam despercebidas ou que não apresentamos interesse em desvendá-las.
Você já deve ter visto alguma reportagem sobre acidentes ambientais, onde ocorre um vazamento no casco de grandes navios e estes deixam vazar petróleo nas águas do mar, mas você já se perguntou por que o petróleo/óleo fica na superfície da água?
Esta resposta você pode encontrar estudando a densidade dos materiais. Todo material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, isto é, a densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
Material: um copo alto de vidro, uma medida de óleo de cozinha ou azeite, uma medida de água, uma medida de álcool etílico, uma colher de tinta guache.
Procedimento:
 1. Dispor os ingredientes sobre a bancada ou mesa; Adicionar a tinta guache à água;
   2. Para que todos os alunos participem da atividade é aconselhável solicitar que cada um realiza uma das etapas do procedimento. 1- Derramar a água colorida no copo do experimento; 2- Com o copo levemente inclinado adicionar o óleo, derramando-o pela lateral do copo; 3- Ainda com o copo inclinado adicionar o álcool da mesma forma, derramando-o pela lateral do copo; 4- Deixar o copo em repouso sobre a bancada: Observe o comportamento dos líquidos.
Hipótese:
Posso mudar a ordem de inclusão dos líquidos?
Teremos o mesmo resultado?
Elementos para testar as hipóteses:
Caso haja material suficiente, permita que o grupo repita a experiência colocando os líquidos no copo na ordem que desejarem.
Resposta: Independentemente da ordem pela qual os líquidos sejam colocados no recipiente, eles vão sempre ocupar a mesma posição de acordo com a sua densidade.
Recolhendo um volume igual para cada um dos líquidos analisados, o volume recolhido de líquido mais denso seria o que apresentava maior quantidade de matéria (massa), sendo por isso o mais pesado.
Resultados:
Os alunos perceberão que os líquidos não se misturam e um se sobrepõe ao outro, formando camadas facilmente visualizadas devidos a coloração diferenciada dos líquidos.
Discussão:
O ocorrido deve-se a diferente densidade dos líquidos, onde o álcool é o líquido com menor densidade permanecendo no topo das camadas, a água é o líquido mais denso entre os três permanecendo no fundo do copo e o óleo com densidade intermediaria à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Entomológica

Sistema Respiratório

Expansão e contração térmica dos gases