Corrosão de Metais


Oi! A aula de hoje será sobre a Corrosão de Metais


 Introdução: A corrosão pode ser definida como o processo no qual o meio atua sobre determinado material e causa sua deterioração. Existem vários tipos de corrosão, mas a mais comum na natureza e em nosso cotidiano é a corrosão eletroquímica.
Esse é um processo espontâneo em que um metal entra em contato com um eletrólito e ocorrem reações de oxirredução, isto é, com transferência de elétrons, em que uma espécie química oxida (perde elétrons) e simultaneamente outra espécie química se reduz (ganha elétrons). A corrosão eletroquímica é caracterizada pela presença de água.
Um exemplo é a formação da ferrugem, que é o óxido de ferro (III) mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), um composto que possui coloração castanho-avermelhada. A ferrugem se forma quando o ferro se oxida na presença de ar e água. Ocorre a oxidação do ferro metálico a cátion ferro:


A aula experimental a seguir tem o objetivo de mostrar aos alunos um processo de identificação visual de reações de oxirredução, fazendo um estudo comparativo da corrosão do ferro por diversas substâncias.

Material: 6 pregos, Barbante, Tesoura, 6 tubos de ensaio(ou copos transparentes de plástico), Estante para tubos de ensaio, água de torneira, óleo de cozinha, mistura de água e sal, sabonete líquido ou mistura de sabonete com água, água destilada, caneta esferográfica.

Procedimento: 1. Enumere os tubos de ensaio de 1 a 6; 2. Coloque água da torneira no tubo 1, óleo no tubo 2, a mistura de água e sal no tubo 3, o sabonete líquido no tubo 4 e água destilada no tubo 5. Todos esses líquidos devem atingir cerca de ¼ do volume de cada tubo de ensaio. O sexto tubo deve ficar vazio. 3. Corte o barbante em 6 pedaços de cerca de 20 cm e prenda-os a cada um dos pregos; 4. Mergulhe cada prego em um líquido nos tubos de ensaio, deixando o barbante para fora de modo que seja possível puxar os pregos com os barbantes para tirá-los dos tubos; 5. Anote o aspecto dos pregos, dos líquidos e das soluções inicialmente;

Esquema do experimento de corrosão do ferro
6.Deixe sete dias em repouso. Depois de passado esse tempo, observe novamente o aspecto dos líquidos e soluções e dos pregos.


Responder: 
1- O que você observou?



Ate a próxima !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Entomológica

Sistema Respiratório

Expansão e contração térmica dos gases