Bonecos de Esqueleto Articulados
BONECOS
DE ESQUELETO ARTICULADOS
Professor,
para a introdução ao estudo da anatomia e fisiologia humana, com destaque para
o sistema locomotor, propomos uma atividade lúdica de construção de bonecos do
esqueleto. Trata-se de uma estratégia de simples realização que envolve a turma
em uma dinâmica descontraída e contextualizada com o seu próprio corpo. Muitas
vezes, os estudos anatômicos e fisiológicos se baseiam em modelos fragmentados
do corpo humano e acabam por dificultar a visualização do organismo como um
todo. Em seguida, descreveremos passo a passo o desenvolvimento desta proposta.
Objetivo: Compreender
de forma lúdica a anatomia e fisiologia humana através da criação de um boneco
de esqueleto.
Materiais: folha
de papel pardo (2 folhas), papelão, prendedores de papel do tipo bailarina,
canetas hidrocor, cola e tesoura (esse material se refere a um grupo).
Procedimento: Organizar
a turma em grupo de 4 a 6 alunos, no máximo.
Solicitar
que cada grupo traga de casa uma folha de papel pardo, papelão, prendedor de
papel do tipo bailarina (Figura 1), canetas hidrocor, cola e tesoura.
Uma
pessoa do grupo será escolhida como modelo vivo e deitará na folha de papel
pardo para que a sua silhueta seja traçada. Sugerimos o uso de lápis neste
momento, e somente após a conferência dos resultados, que seja riscado com a
caneta hidrocor.
Todo
grupo começará a desenhar os principais ossos do corpo do modelo vivo sobre a
silueta riscada utilizando como apoio as imagens de esqueleto disponíveis no
material do aluno (página 22).
Concluídos
os desenhos, a silueta precisará ser recortada e colada em papelão, para
facilitar a apresentação do “boneco”, veja como na Figura 2.
As
articulações dos membros serão representadas pelos prendedores de papel do tipo
bailarina. Para
isso,
os alunos precisam cortar o boneco no local das articulações e uni-las
novamente usando os prendedores de papel do tipo bailarina. Sugerimos os cortes
na altura dos ombros, cotovelos, punhos, virilha, joelhos e tornozelos.
Interpretando os Resultados
Com
os bonecos prontos, sugerimos a seguinte dinâmica:
1.
O modelo vivo faz uma pose (movimentos).
2.
Os demais alunos do grupo seguram o boneco em pé e reproduzem a pose (Por
exemplo: braços para cima, perna dobrada ou mãos no chão e uma perna
levantada).
3.
A ideia é uma descontraída apresentação que favoreça o debate da importância
dos ossos no nosso processo de sustentação e movimentação.
4.
Fotos podem ser tiradas das poses para exposição na escola ou publicação em
blog da turma.
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